quarta-feira, 18 de junho de 2008

Desenhos * Croquis * Rabiscos

Materiais
Se se pretende tornar a intenção de expressão tangível, é essencial ter um entendimento e sensibilidade para com os materiais, suas potencialidades e suas limitações.


Flexibilidade
Isto se refere à capacidade para adaptar todas as habilidades e conhecimentos a qualquer problema ou julgamento artísticos, novo ou diferente com que se deparar. Um artista flexível será capaz de trabalhar livre, grande, pequeno, por partes, do geral, rápido, devagar, cuidadosamente; ele será capaz de construir visando destruir ou destruir objetivando construir.



Fruto seco. Aquarela
Depoimento:
Geórgia Kyriakakis


Desenho como matriz


“Iniciei meus estudos em arte por meio do desenho, mais especificamente com grafite sobre papel. Logo compreendi que em meu desenho não cabia o arrependimento; não havia conserto nem esconderijo para um gesto duvidoso. Tudo nele, mesmo a linha mais leve ou a marca mais tênue, era como uma profunda incisão irreversível. Para realizá-lo, era sempre necessária uma certa dose de coragem e determinação.”

“A primeira lição que o desenho me ensinou foi a necessidade de uma atitude contundente perante o fazer – saber correr os riscos que cada trabalho apresenta. Quando hoje opero a partir dos limites entre o equilíbrio e a instabilidade – quando tenciono o limite de permanência e fragilidade das coisas –, é como se estivesse constantemente transportando para o mundo físico e concreto o perigo que um gesto gráfico carrega e a precisão que ele requer.”
Disegno, Desenho, Desígnio, 2007. ED. SENAC. p.161


Alguns desenhos realizados em visitas ao Parque da Pedra da Cebola e à Ilha do Frade. Vitória ES


Parque Pedra da Cebola , Ilha do Frade e Praia do canto








Nenhum comentário: